sábado, 16 de março de 2013

CONTINUAÇÃO DA POSTAGEM :JOGOS DE ONTEM E DE HOJE

PARTE 2


São tantas coisas para pesquisar sobre o jogo que daria para fazer umas 10 partes sobre ele mas aqui esta bom e já serve para informar mais para você sobre esse jogo tão famoso.


Agora vamos falar sobre o Mário ,o guardinha mais querido do mundo que não se deixou abalar pelos tempos contemporâneos e veio para ficar.Super Mario Bros. é um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo é o mais vendido de toda a história dos videogames (contando-se aí os jogos vendidos junto com os consoles) com mais de 40 milhões de cópias e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão). O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto. Em 2011, o título foi incluído no pacote de 20 jogos do programa de "embaixadores" do Nintendo 3DS, que permitiu àqueles que tinham comprado o portátil antes do corte do preço baixarem o jogo gratuitamente.[] Foi disponibilizado para venda ao público geral do portátil em 2012.
Tema Super Mario Bros.
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Os primeiros 30 s do tema do jogo que se tornou mundialmente famoso.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.
A música tema do jogo escrita por Koji Kondo é reconhecida em todo o mundo, mesmo por aqueles que nunca jogaram o jogo, e tem sido considerada uma representação da música dos videojogos em geral.

O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom), sobreviver às forças do principal vilão, Bowser, e salvar a Princesa Peach (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do domínio dos Koopas troopas. Há moedas espalhadas durante as fases, dispostas à coleção do Mario, e blocos especiais de itens (geralmente indicados por um sinal de interrogação quando não são escondidos) que liberam power-ups e moedas em sequência. Se o jogador obtiver um Super Cogumelo, caracterizado pelas cores vermelho e branco na época (antes da formalização gráfica oficial da série), Mario crescerá, tornando-se Super Mario (ou o Mario regular, como é visto nos jogos contemporâneos). Nesta forma, Mario pode ser atingido por inimigos sem perder uma vida instantaneamente; ao invés disso, ele retorna ao padrão menor de tamanho. O ataque primário de Mario é o pulo, no entanto, nem todos os inimigos reagem da mesma forma. Por exemplo, um Goomba será comicamente amassado e derrotado, enquanto um Koopa Troopatemporariamente se esconderá em seu casco, permitindo que o herói o utilize como um projétil. Estes cascos possuem uma mecânica única, baseada em um sistema de ricochetes que tornam fácil ao jogador experiente derrotar outros inimigos ou estourar uma série de tijolos. Um casco de Koopa em movimento, no entanto, pode ser perigoso para o personagem principal, causando-lhe bastante dano. Um modo alternativo de derrotar os antagonistas é a utilização da Flor de Fogo, que, quando adquirida pelo personagem, mudará o esquema de sua paleta de cores e permitirá com que Mario atira bolas de fogo. No entanto, se o encanador estiver em seu estado primordial diminuto e tomar posse de uma Flor de Fogo, ele somente crescerá. Também pode ser adicionado ao seu arsenal Estrelas secretas, encontradas em blocos, tijolos regulares e tijolos invisíveis (que são espalhados em pontos estratégicos das fases). A Estrela, conhecida como Starman ou Star, confere a Mario invencibilidade temporária e a capacidade de causar danos apenas ao tocar nos inimigos.
Aos jogadores, são oferecidos, na parte superior da tela, os seguintes contadores: o que define o personagem na tela (que pode variar entre Mario e Luigi, sendo que o segundo só aparece no modo 2-Player); um contador da pontuação do jogador conforme o jogo se estende; a exibição do número descritivo da fase em que ocorre a ação atual (como World 1-1, por exemplo) e, finalmente, um contador de tempo (timer), que adiciona um nível de desafio ao jogo envolvendo a compleção de determinada fase dentro do limite de tempo. O personagem possui um certo número de vidas extras (Extra Lives) que definem quantas chances o herói do jogo tem de fracassar até ser derrotado permanentemente. As vidas extras, também chamadas de "Mario Extra", pode ser obtida após a coleção de 100 moedas ou adquirindo um Cogumelo 1-Up secreto. Mario perde vidas quando é muito atingido, cai num precipício ou estoura o limite de tempo estabelecido para a fase no timer, supracitado.
Super Mario Bros. é dividido em oito mundos, e cada um dos quais possui quatro fases. No fim de cada fase, há um castelo com um mastro. Quanto mais alto for o ponto do mastro o qual Mario poderá alcançar, mais pontos ele receberá. A quarta fase de cada mundo acontece, por padrão, dentro de um castelo. Os castelos do jogo geralmente trazem como características Barras de Fogo (Firebars) e Podoboos, inimigos flamejantes que saltam da lava. No fim de cada fase de castelo, Mario confronta um Bowser Falso (Fake Bowser) dos mundos 1 ao 7, e finalmente, o Bowser verdadeiro, no Mundo 8. Para derrotar Bowser, o herói deve alcançar um machado localizado atrás do tirano, que derrubará a ponte na qual acontece a batalha, dizimando Bowser num poço de lava derretida.
Também somam-se aos elementos de jogabilidade as diferentes plataformas, trampolins e canos, que servem como um sistema de locomoção entre as fases e suas áreas subterrâneas.De acordo com o manual do jogo, a História Se Baseia em Mentiras:
"Um dia, o pacífico Reino dos Cogumelos foi invadido pelos Koopas, uma tribo de tartarugas famosas pelo uso de magia negra. Os pacíficos e calmos habitantes do reino foram transformados em pedra, barro e mesmo em flores pelo caminho. Assim, o Reino entrou em ruína. A única pessoa que pelo menos tenta enfreta-los é Princesa Peach, filha do rei do local. Mas infelizmente, ela está sendo mantida em cativeiro pelo rei dos koopas: Bowser que quer se casar com ela para poder virar Rei do seu reino.Sabendo disso, Um encanador chamado Mario decide que irá salvar a princesa e assim libertar todos os habitantes do reino…"

Inimigos

Mario luta contra Bowser no fim do Mundo 8.
  • Goomba: é o monstro mais simples de Super Mario Bros. Tem a forma de um cogumelo e são marrons. É possível derrotá-los com qualquer ataque. É o primeiro inimigo a aparecer no jogo.
  • Koopa Troopa: são monstros com um casco. Há dois tipos de Koopa Troopas: o verde (que cai quando chega um abismo) e o vermelho (desvia de abismos).
  • Koopa Paratroopa: são Koopa Troopas com asas, que voam ou pulam. Os vermelhos e verdes tem a mesma função que Koopas Troopas.
  • Piranha Plant: ou Planta Piranha é uma planta que em Super Mario Bros saem de canos. Não pode ser derrotada com um pulo, mas com bolas de fogo ou quando estiver invencível.
  • Hammer Brother: sempre visto em pares, atira muitos martelos e podem ser derrotados com qualquer ataque.
  • Buzzy Beetle: um besouro Koopa que é invencível a pulos e bolas de fogo. Só pode ser derrotado pulando e empurrando ele para um abismo ou com uma Star.
  • Spiny: sub-espécie de Buzzy Beetle. Pular em cima não funciona, pois é cheio de espinhos, com bolas de fogo ou a Star é derrotado. Sua coloração é vermelha e muitos são jogados por Lakitus.
  • Lakitu: monstro que tem uma nuvem em qual fica atirando Spinies. Não é invencível a qualquer ataque, sendo difícil por estar muito alto.
  • Cheep-Cheep: um peixe que nada através dos mares de muitos jogos de Mario. Nota: Dizem que não são peixes por confundir a barbatana com cabelos e por dizer que esses peixes voam, quando na verdade pulam alto, como fazem certas espécies de peixes.
  • Podoboo: um monstro de lava que salta de poços com lava. É impossível ser derrotado sem uma Star.
  • Firebar: bolas de fogo presas em blocos que giram.
  • False Bowser: dos mundos 1 a 7, em Super Mario Bros., há um castelo com um False Bowser, que pode ser derrotado com bolas de fogo ou pegando o Ax (machado) no final da linha.
  • Bowser: Em Super Mario Brothers, é o chefe final.

[editar]RecepçãoO site IGN colocou o jogo na sua lista de dez mais influentes jogos de todos os tempos.[5]

[editar]Vendas

O sucesso do jogo foi enorme e somente na América do Norte o jogo vendeu mais de 40 milhões de cópias. O jogo teve continuações e foram lançados Super Mario Bros. 2, e Super Mario Bros. 3 também para NES. Mais tarde, em 1993, a Nintendo lançou para SNESSuper Mario All Stars que era uma coletânea trazendo todos os jogos da série com melhorias gráficas consideráveis. A versão original de Super Mario Bros. para NES foi relançada em 2004 para o portátil GBA.

[editar]Sequências e remakes

Super Mario Bros. também inspirou uma série de TV e um filme, e Mario se tornou o mascote oficial da Nintendo e um dos mais populares e reconhecidos personagens de videogame de todos os tempos. O jogo é o primeiro da série Mario Bros. aqui constam suas continuações e suas datas de lançamento:

[editar]Aparições em séries de TV

  • Em Chowder, em um episódio de baseball, a uma parte que, Chowder (interpretando Mario) usando uma batedeira, precisa se esquivar pelas bolas de fogo jogadas por Gorgonzola "Zing" (interpretando Bowser), resgatar Panini (interpretando a Princesa Peach) e chegar ao outro lado. As imagens são iguais ao Super Mario Bros. para NES
  • Em American Dragon: Jake Long (no Brasil conhecido como Dragão Ocidental), em um dos episódios o Kung-Cão do passado está jogando um jogo com os mesmos efeitos sonoros deste game, em que o personagem pula e nada.
  • Em Kim Possible, no episódio em que Kim precisa pegar seus irmãos mais novos numa pizzaria, ela entre e encontra seu amigo Ron, que está jogando um video-game de Arcade com seu mascote Rúfus, os efeitos sonoros são iguais aos do Super Mario Bros.para NES.
  • Em Dave the Barbarian (No Brasil chamado de Dave, o Bárbaro), no episódio em que um nerd de 1994 volta no tempo, ela dá jogos ao povo dos bárbaros, um detalhe é que os jogos são gameboys e os efeitos sonoros são do Super Mario Bros., o que indica que os cartuchos nos gameboys são do game Super Mario Bros. Deluxe.
  • Em Os Simpsons, Homer (interpretando Donkey Kong) enfrenta um turista italiano parecendo o Mario.
  • Em Megas XLR no episódio "Ação de Graças" uma das alegorias é dos "Fabio Bros", referência nítida aos irmãos Mario.
  • Em Skunk Fu! no episódio arte de contar historia 1 e 2 skunk é o Mario e os macacos inimigos
  • Em Mundo da Lua lucas tem um jogo de videogame chamado Blixto,que é inspirado no mario,e no episódio "Silva e Silva Super Star" é mostrado na televisão de um amigo de Lucas o jogo Super Mario Bros 3 original.
  • Em Futurama no episódio Antologia de Interesse II Fry pergunta a maquina E se ? E se a vida fosse um video-game,na historia alternativa Mario é o Ministro da Itália e Donkey Kong e o presidente do planeta Nintendo 64 em alusão ao console da nintendo.
  • Em um episódio de Chaves em Desenho Animado, Chaves e Quico estão jogando um jogo muito parecido com Super Mario Bros., mas eles mesmos são jogáveis e os itens são elementos da série.
  • Em MAD, do Cartoon Network há vários episódios que mostram versões hilárias de Super Mario Bros.
  • Em uma edição recente do gibi da Mônica, Cebolinha desejava renovar o cenário das histórias, e pediu isso a Marina, o cenário virou uma fase do Mario, e Mônica e Cebolinha enfrentaram Goombas, Koopas e até Bowser, mas Mario não apareceu.

[editar]Recordes

Segundo o site Speed Demos Archive (http://speeddemosarchive.com) e Twin Galaxies (http://www.twingalaxies.com), o recorde de velocidade em terminar o jogo passando pelos 32 níveis pertence a Andrew Gardikis, que terminou o jogo em 19 min e 57 s.
Assumindo a possibilidade de usar os canos de teleporte, o recorde de tempo pertence a Trevor Seguin, que terminou o jogo em 5 min e 9 s.
Utilizando-se alguns glitches e áreas escondidas é possível terminar Super Mario Bros em 5 minutos. O record atual é de Andrew Gardikis. Ele fechou o jogo em 4 minutos e 58 segundos.

[editar]Curiosidades

  • Nintendo 64GameBoy e VirtualBoy são os únicos consoles lançados pela Nintendo em que não é possível jogar Super Mario Bros.. Todos os outros consoles receberam alguma versão oficial do clássico. O GameCube apesar de não possuir um meio legítimo é possível se hackear o jogo Animal Crossing para obter acesso ao jogo.
  • No nível 3-1 é possível ficar pulando no casco de uma tartaruga infinitamente ganhando vidas. Entretanto após 128 vidas o jogo colocará a quantidade em números negativos. Assim se você morrer uma única vez será o fim do jogo.
  • O cogumelo vermelho com pintas brancas que faz o Mario crescer é o Amanita muscaria, um cogumelo alucinógeno. Quem ingere esse tipo de cogumelo sente como se estivesse crescendo de tamanho, ou como se o resto do mundo estivesse encolhendo[6].

Referências

  1. ↑ a b Nintendo antecipa distribuição gratuita de games para o 3DSG1 (31 de agosto de 2011). Página visitada em 3 de setembro de 2011.
  2. ↑ a b Pedro Henrique Lutti Lippe (16 de fevereiro de 2012). Strider, demo de MGS 3D e Super Mario Bros. chegam hoje; maisWii Brasil. Página visitada em 16 de fevereiro de 2012.
  3.  Software Totals, Best Selling Video Games, Game Sales, Million Sellers, Top Selling - VGChartz.
  4.  Top Ten Tuesday: Best 8-Bit SoundtracksIGN (2007). Página visitada em 27 August 2008.
  5.  [1]
  6.  criticalhits.com.br/

[editar]Ligações externas

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